Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Turismo - Bacharelado

Sobre o curso

O curso superior em turismo tem o objetivo de formar profissionais com conceitos de turismo sustentável, com destaque aos aspectos socioambientais, culturais e econômicos da atividade.

A graduação em turismo da Universidade Anhanguera é dividida em duas bases de conhecimento principais:

Disciplinas básicas: Tem o objetivo fornecer ao aluno conhecimentos generalistas, que vão servir como base para o exercício da profissão. Dentre as principais disciplinas, se destacam: história da cultura e da arte, ética e macroeconomia.

Disciplinas profissionalizantes: É o conjunto de conhecimentos que formarão a base técnica do turismólogo, e irão o tornar capaz de exercer o dia a dia da profissão. Dentre as principais disciplinas, se destacam: fundamentos do turismo, patrimônio histórico e cultural, sistemas de transportes, gastronomia e inglês aplicado ao turismo e hotelaria.

Para quem se destina

Além de gostar de conhecer novos lugares, pessoas e culturas, o estudante do curso superior em turismo deve entender a importância da profissão no desenvolvimento econômico, cultural e social das regiões em que atua, principalmente quando estes locais dependem da atividade turística para a subsistência das suas populações.

  • Duração Presencial: 3 anos.
  • Tipo de formação: Bacharelado
  • Tipo de curso: Presencial

Unidades disponíveis

Depoimento de Ex-Alunos

  • Cintia Zonato Rogati

    Graduada em Turismo pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo

    "Logo nas primeiras aulas me identifiquei com o curso e com os ótimos professores. Hoje posso me considerar uma profissional de sucesso e não tenho dúvidas que consegui chegar até aqui com os ensinamentos e aprendizado que obtive na graduação, pois as dúvidas que apareciam na prática eu procurava entender na teoria aprendida na faculdade."

  • Carolina Brisola Bastos

    Graduada em Turismo pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo

    "O curso me abriu portas e favoreceu o entendimento do setor turístico, pois contempla matérias específicas, generalistas e sua relação direta com o mercado de turismo. Além disso, a formação superior sempre foi vista como um diferencial no meu currículo, já que pessoas com conhecimento técnico também podem atuar na área. Hoje me sinto orgulhosa e feliz por toda essa trajetória, não me arrependo de ter escolhido o curso."

  • Áreas de atuação

    Lazer e entretenimento: Atuação como monitor, recreador ou consultor em diferentes setores do mercado de entretenimento, como parques temáticos, hotéis, resorts e órgãos governamentais.

    Alimentos e bebidas: Presta serviço de consultoria em diferentes tipos de restaurantes, com curadoria de cardápio e planejamento de eventos e marketing.

    Eventos: É capaz de organizar e operacionalizar os mais diferentes tipos de eventos. Pode também empreender no mercado de eventos, ou atuar em departamentos específicos de órgãos públicos.

    Transportes: Atua em empresas áreas, ferroviárias, marítimas ou rodoviárias, em posições de coordenação, supervisão ou operação. Pode atuar a bordo de navios, em terra ou em escritório.

    Agências de viagens: Atuação em todas as áreas que compreendem uma agência de viagens, desde vendas até operações. Também pode atuar como representante de produtos turísticos diversos.

    Meios de hospedagem: Presta serviços de governança, recepção, vendas, comercial e marketing em setores tradicionais, como hotéis e resorts, e também em novas áreas que demandam serviços de hospitalidade, como hospitais e shopping centers.


  • Disciplinas

    Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

  • Programa de Iniciação Científica

    O Programa de iniciação científica (PIC) envolve alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa. É um diferencial, pois possibilita ao estudante a oportunidade de conhecer e aplicar o método científico, estudar determinadas áreas de interesse, além de incentivar a participação em congressos e eventos que promovam discussões e reflexões sobre sua área de estudo e sua futura área de trabalho.

    O PIC da Anhanguera auxilia no desenvolvimento da maturidade, responsabilidade, crescimento profissional e pessoal do estudante, que, sem dúvida, estará um passo à frente em relação à visão de mundo e organização pessoal. O programa foi implantado em 1994 como uma política de concessão de bolsas de estudo por mérito acadêmico, para que o estudante pudesse desenvolver atividades de pesquisa sob a supervisão de professores orientadores.

    Principais Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica

      • Ano: 2008
        Autora: Dulcinea Aparecida Bordignon
        Profa. Orientadora: Ms. Alessandra Cristina Fahl
        Projeto: "Contribuição para Análise de textos opinativos e informativos da contabilidade geral em relação a tributária"
        Curso: Ciências Contábeis
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 2

      • Ano: 2009
        Autora: Karina de Lima Ferreira
        Prof. Orientador: Ms. Moises Miguel Cazela
        Projeto: "Avaliação de Desempenho como preparação para implantação da Avaliação por Competências em empresa de tecnologia"
        Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara do Oeste

      • Ano: 2010
        Autoras: Estela Carboni Martins e Daniele Cristina Almeida
        Profa. Orientadora: Ms. Grasiele Aparecida Lourenço Santos
        Projeto: "A Arrecadação Municipal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em Função da Lei Federal 116/2003"
        Curso: Administração
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Indaiatuba

  • Projetos e Ações Sociais

    O Programa de Extensão Comunitária proporciona aos alunos, colaboradores e parceiros a oportunidade da prática educacional e de cidadania, visando atender a sociedade e contribuir com metas nacionais e internacionais relacionadas à educação, saúde, direitos humanos e meio ambiente. A cada ano aumenta o número de pessoas assistidas nos Programas, sendo que em 2009 foram mais de 800.000.

    O IASEC (Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária) é responsável pelo processo de gestão e pela base de dados do Programa de Extensão Comunitária e do Programa Ambiental da Anhanguera Educacional.

    Os alunos dos cursos de graduação da Anhanguera têm a opção de participar de pelo menos um Projeto do Programa de Extensão Comunitária adequado ao curso, como indicado a seguir.

    Principais Projetos e Ações Sociais