Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Medicina Veterinária - Bacharelado

Sobre o Curso

O bacharelado em medicina veterinária forma profissionais capazes de trabalhar com assistência clínica e cirúrgica de animais domésticos e silvestres, na prestação de serviços de atenção à saúde animal em sistemas de criação e manejo de criações, além do apoio na reprodução e melhoramento genético de espécies.

A graduação em medicina veterinária da Universidade Anhanguera prepara o aluno para o exercício da profissão através de dois ciclos:

Formação básica: Visa proporcionar ao aluno o conhecimento geral em saúde e biologia, que servirão como base para sua atuação técnica. Dentre as principais disciplinas, destacam-se o estudo da anatomia animal, e também de questões humanísticas, comportamentais e ecológicas.

Formação profissional: Ciclo que compreende o conjunto de disciplinas destinadas a preparar o futuro médico veterinário para uma atuação técnica. Dentre os principais campos de conhecimento destacam-se o estudo da reprodução animal, da clínica veterinária, da medicina veterinária preventiva e inspeção de produtos de origem animal.

Para quem se destina

Para ser um bom médico veterinário não basta apenas gostar de animais de estimação, é necessário que o aluno tenha aptidão e vontade de manejar as mais variadas espécies animais, sejam elas domésticas ou silvestres.

O candidato também deve ter clara sua responsabilidade socioambiental, já que o curso superior de medicina veterinária é um dos principais responsáveis por ensinar seus alunos como evitar a transmissão de doenças de animais para humanos, tendo importante papel na promoção da saúde pública.

  • Duração Presencial: 5 anos
  • Tipo de formação: Bacharelado
  • Tipo de curso: Presencial

Unidades disponíveis

Depoimento de Ex-Alunos

  • Talita Mara Paulino de Sousa

    Graduada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Anhanguera - Leme

    "A excelente estrutura da faculdade possibilitou a realização de atendimentos clínicos e cirúrgicos de pequenos e grandes animais e a vivência da rotina de campo, realizada na fazenda da instituição. O curso é abrangente e as aulas práticas, sempre ricas em detalhes, me colocaram frente às situações das aulas teóricas."

  • Brenda Barcelos

    Graduada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Anhanguera - Leme

    "Na Anhanguera desenvolvi inúmeras habilidades e, por isso, posso aproveitar cada oportunidade oferecida. O curso foi essencial às minhas projeções de futuro e perspectivas profissionais."

  • Áreas de atuação

    Clínica veterinária: Realiza exames físicos, diagnósticos, tratamentos, exames complementares e cirurgias em animais de pequeno e grande porte, atuando como contratado ou em consultório próprio.

    Laboratório veterinário: Executa e interpreta exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem de animais de todos os portes.

    Inspeção de produtos de origem animal: Controla a qualidade dos produtos de origem animal em frigoríficos e produtores de laticínios. Também atua na inspeção de animais destinados ao abate.

    Setor público: Atuação em vários órgãos públicos, como Centros de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária, Zoológicos, Ministério da Agricultura, EMBRAPA e IBAMA.

    Produção e reprodução animal: Planeja e gerencia sistemas de criação de animais, e atua nos processos de reprodução assistida, aprimorando a genética de rebanhos e criações.

    Empresas e indústrias: Participa de áreas comerciais, principalmente na indústria farmacêutica, rações e produção animal, como frigoríficos e granjas.


  • Disciplinas

    Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

  • Programa de Iniciação Científica

    O Programa de iniciação científica (PIC) envolve alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa. É um diferencial, pois possibilita ao estudante a oportunidade de conhecer e aplicar o método científico, estudar determinadas áreas de interesse, além de incentivar a participação em congressos e eventos que promovam discussões e reflexões sobre sua área de estudo e sua futura área de trabalho.

    O PIC da Anhanguera auxilia no desenvolvimento da maturidade, responsabilidade, crescimento profissional e pessoal do estudante, que, sem dúvida, estará um passo à frente em relação à visão de mundo e organização pessoal. O programa foi implantado em 1994 como uma política de concessão de bolsas de estudo por mérito acadêmico, para que o estudante pudesse desenvolver atividades de pesquisa sob a supervisão de professores orientadores.

    Principais Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica

      • Ano: 2008
        Autora: Anne Elisa Amorim
        Profas. Orientadoras: Ms. Jaqueline Bento P. Pacheco e Ms. Thaís Teixeira Fernandes
        Projeto: "Exame de Urina Tipo I: freqüência percentual de amostras que sugerem infecção urinária"
        Curso: Biomedicina
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Anápolis

      • Ano: 2009
        Autoras: Kelly Christina Lacerda Evangelista Fonseca e Liliam V. de Paiva C. Silveira
        Prof. Orientador: Ms. Ricardo Carvalho Silva
        Projeto: "Estudo das parasitoses gastrointestinais em crianças de 0 a 12 anos atendidas pelo laboratório central do município de Anápolis"
        Curso: Biomedicina
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Anápolis

      • Ano: 2010
        Autora: Maria Wládia de Sousa Fernandes
        Profa. Orientadora: Ms. Heloísa Alves Sousa Falcão
        Projeto: "Índice de Peroxido e de Acidez em Óleos de Fritura de Redes de Fast Food"
        Curso: Nutrição
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Brasília

  • Projetos e Ações Sociais

    O Programa de Extensão Comunitária proporciona aos alunos, colaboradores e parceiros a oportunidade da prática educacional e de cidadania, visando atender a sociedade e contribuir com metas nacionais e internacionais relacionadas à educação, saúde, direitos humanos e meio ambiente. A cada ano aumenta o número de pessoas assistidas nos Programas, sendo que em 2009 foram mais de 800.000.

    O IASEC (Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária) é responsável pelo processo de gestão e pela base de dados do Programa de Extensão Comunitária e do Programa Ambiental da Anhanguera Educacional.

    Os alunos dos cursos de graduação da Anhanguera têm a opção de participar de pelo menos um Projeto do Programa de Extensão Comunitária adequado ao curso, como indicado a seguir.

    Principais Projetos e Ações Sociais