Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Enfermagem - Bacharelado

Sobre o Curso

O curso de enfermagem se modernizou muito nos últimos anos, sendo que o campo de atuação do enfermeiro moderno vai muito além do cuidado direto com o paciente e familiares em unidades hospitalares.

O profissional de enfermagem deve estar preparado para fazer parte de equipes multidisciplinares, entender de administração, além de ser um bom gestor. Por isso, a grade curricular da graduação em enfermagem da Universidade Anhanguera leva em consideração conhecimentos cada vez mais exigidos pelo mercado. Dentre eles, destacam-se:

  • Saúde coletiva;
  • Formação integral em saúde;
  • Estratégia da saúde da família;
  • Enfermagem e trabalho;
  • Microbiologia

Para quem se destina

O requisito principal para o exercício dessa profissão é gostar do convívio próximo com diferentes tipos de pessoas, uma vez que o enfermeiro irá lidar com equipes multidisciplinares e também com pacientes, em diferentes ocasiões e níveis de complexidade médica.

O curso de bacharelado em enfermagem também é muito indicado para aqueles profissionais que já atuam na área, como auxiliares e técnicos, que desejam cursar uma graduação para progredir na carreira da saúde.

  • Duração Presencial: 5 anos
  • Tipo de formação: Bacharelado
  • Tipo de curso: Presencial/ À Distância

Unidades disponíveis

Depoimento de Ex-Alunos

  • Lucas Tadeu Rezende

    Graduado em Enfermagem pela Faculdade Anhanguera de Taubaté

    "Além de ter excelente qualidade de ensino e levar a educação a sério, a Anhanguera sempre foi como uma família para mim. Durante o curso conheci pessoas incríveis, que ajudaram em minha formação profissional. Já formado, adquiri uma excelente carga de conhecimento e atualmente realizo uma especialização, caminhando rumo ao mestrado para, em breve, ensinar mais pessoas que realmente buscam o saber e se sacrificam por ele."

  • Angélica Porto de Oliveira

    Graduada em Enfermagem pela Faculdade Anhanguera de Pelotas

    "A Anhanguera e seus professores contribuíram de forma significativa para meu crescimento pessoal, profissional e acadêmico. Na instituição tive a oportunidade de participar de atividades curriculares, extracurriculares e do Programa de Iniciação Científica, experiências fundamentais para que eu integrasse um grupo de estudo e pesquisas de gerenciamento ecossistêmico em saúde. Sou feliz por ter estudado na Anhanguera."

  • Áreas de atuação

    Graças à modernização que a profissão passou nos últimos anos, o enfermeiro se tornou um profissional requisitado em diversas áreas da saúde, possuindo um mercado de trabalho bem amplo para explorar. Dentre os principais setores de atuação, destacam-se:

    Hospitais e clínicas: Pode atuar em centros cirúrgicos e obstétricos, central de materiais, pronto-socorros, clínicas médicas, maternidades, UTIs e CTIs.

    Saúde pública: Atuação junto à vigilâncias sanitárias, postos de saúde, ambulatórios e programas de saúde da família. Também tem papel importante no planejamento, implantação e gerenciamento de políticas públicas de saúde.

    Home care: Profissional que presta serviços de enfermagem diretamente na residência do paciente. Está se tornando um dos campos mais promissores da profissão, graças ao envelhecimento da população brasileira.

    Enfermagem do trabalho: Presta serviços nas empresas, desenvolvendo e acompanhandoprogramas de prevenção às doenças do trabalho e promoção da saúde e bem estar em ambientes corporativos.

    Resgate e emergência: Integra equipes de resgate e salvamento de vítimas, seja de forma recorrente em grandes cidades, ou em missões de socorro que atuam em conflitos e desastres naturais.

    Assessoria e consultoria: Atuação no planejamento, implantação e gerenciamento de protocolos e procedimentos da área da saúde. Também pode atuar na auditoria e fiscalização desses procedimentos.


  • Disciplinas

    Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

  • Programa de Iniciação Científica

    O Programa de iniciação científica (PIC) envolve alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa. É um diferencial, pois possibilita ao estudante a oportunidade de conhecer e aplicar o método científico, estudar determinadas áreas de interesse, além de incentivar a participação em congressos e eventos que promovam discussões e reflexões sobre sua área de estudo e sua futura área de trabalho.

    O PIC da Anhanguera auxilia no desenvolvimento da maturidade, responsabilidade, crescimento profissional e pessoal do estudante, que, sem dúvida, estará um passo à frente em relação à visão de mundo e organização pessoal. O programa foi implantado em 1994 como uma política de concessão de bolsas de estudo por mérito acadêmico, para que o estudante pudesse desenvolver atividades de pesquisa sob a supervisão de professores orientadores.

    Principais Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica

      • Ano: 2008
        Autora: Anne Elisa Amorim
        Profas. Orientadoras: Ms. Jaqueline Bento P. Pacheco e Ms. Thaís Teixeira Fernandes
        Projeto: "Exame de Urina Tipo I: freqüência percentual de amostras que sugerem infecção urinária"
        Curso: Biomedicina
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Anápolis

      • Ano: 2009
        Autoras: Kelly Christina Lacerda Evangelista Fonseca e Liliam V. de Paiva C. Silveira
        Prof. Orientador: Ms. Ricardo Carvalho Silva
        Projeto: "Estudo das parasitoses gastrointestinais em crianças de 0 a 12 anos atendidas pelo laboratório central do município de Anápolis"
        Curso: Biomedicina
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Anápolis

      • Ano: 2010
        Autora: Maria Wládia de Sousa Fernandes
        Profa. Orientadora: Ms. Heloísa Alves Sousa Falcão
        Projeto: "Índice de Peroxido e de Acidez em Óleos de Fritura de Redes de Fast Food"
        Curso: Nutrição
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Brasília

  • Projetos e Ações Sociais

    O Programa de Extensão Comunitária proporciona aos alunos, colaboradores e parceiros a oportunidade da prática educacional e de cidadania, visando atender a sociedade e contribuir com metas nacionais e internacionais relacionadas à educação, saúde, direitos humanos e meio ambiente. A cada ano aumenta o número de pessoas assistidas nos Programas, sendo que em 2009 foram mais de 800.000.

    O IASEC (Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária) é responsável pelo processo de gestão e pela base de dados do Programa de Extensão Comunitária e do Programa Ambiental da Anhanguera Educacional.

    Os alunos dos cursos de graduação da Anhanguera têm a opção de participar de pelo menos um Projeto do Programa de Extensão Comunitária adequado ao curso, como indicado a seguir.

    Principais Projetos e Ações Sociais