Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Educação Física - Bacharelado

Sobre o Curso

O curso de educação física da Universidade Anhanguera proporciona ao aluno bases teóricas e práticas muito sólidas, que estão alinhadas às exigências mais atuais do mercado. Durante o curso o aluno irá ter acesso à conteúdos que proporcionarão um formação ampla na área. Dentre eles, destacam-se:

  • Fisiologia do exercício;
  • Nutrição aplicada à saúde e ao esporte;
  • Saúde coletiva;
  • Fundamentos do treinamento esportivo

Para quem se destina

A graduação em educação física é indicada principalmente para aqueles que enxergam a importância da atividade física para a manutenção da saúde e bem estar, e desejam ser capazes de guiar e instruir pessoas que desejam ter uma rotina de exercícios regulares.

A missão de um bom profissional de educação física é organizar, prescrever e conduzir atividades físicas voltadas para a promoção e manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida em diferentes ocasiões, e para todas as faixas etárias.

  • Duração EAD: 4 anos
  • Duração Presencial: 4 anos
  • Tipo de formação: Bacharelado
  • Tipo de curso: Presencial/ À Distância

Unidades disponíveis

Depoimento de Ex-Alunos

  • Henrique Azevedo Amaral Braga

    Graduado em Educação Física pela Faculdade Anhanguera de Pelotas

    "Na Anhanguera aprimorei minha formação pedagógica e adquiri conhecimento científico de qualidade, além de ter vivenciado atividades que aplico nas aulas das escolas nas quais trabalho hoje. Durante a graduação, também tive a oportunidade de conviver com professores especializados, atuantes e atenciosos em relação à minha formação e de meus colegas. Certamente, este fator foi imprescindível para que meu primeiro passo profissional fosse dado com sucesso."

  • Everton Tamião

    Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Anhanguera - Leme

    "Para lidar com a saúde das pessoas é preciso entender muito bem o corpo e seus aspectos. Na Anhanguera tive a oportunidade de adquirir todo este conhecimento e pude participar do estágio supervisionado, das Atividades Complementares e do Núcleo de Práticas Desportivas. Posso afirmar que me tornei um profissional completo e bem sucedido."

  • Áreas de atuação

    O campo do bacharel em educação física está em expansão, já que a procura por estilos de vida saudáveis cresce cada vez mais. Dentre os setores que o profissional formado pode atuar, se destacam academias de musculação, clubes esportivos, centros de treinamento, clínicas, hotéis, spas, órgãos e associações públicas que prestem serviços relacionados a esportes e saúde.

    Dentro desses setores, o educador físico pode atuar em diversas áreas. Dentre elas, as que mais se destacam são:

    Condicionamento físico: Atuação como personal trainer, auxiliando pessoas que desejam adquirir condicionamento físico ou melhorar a aparência através da hipertrofia muscular.

    Grupos especiais: Planejamento e condução de atividades físicas que visam estimular o desenvolvimento muscular e reabilitação motora de pessoas com necessidades especiais.

    Recreação: Planejamento e execução de atividades de entretenimento em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.

    Terceiro setor: Atuação em ONGs e órgãos públicos com trabalhos sociais, realizando o planejamento, implantação e gerenciamento de projetos de inclusão esportiva.

    Performance: Planejamento e acompanhamento de treinamento de base para atletas de alto rendimento, que visam aumentar o desempenho através da melhora do condicionamento físico.


  • Disciplinas

    Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

  • Programa de Iniciação Científica

    O Programa de iniciação científica (PIC) envolve alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa. É um diferencial, pois possibilita ao estudante a oportunidade de conhecer e aplicar o método científico, estudar determinadas áreas de interesse, além de incentivar a participação em congressos e eventos que promovam discussões e reflexões sobre sua área de estudo e sua futura área de trabalho.

    O PIC da Anhanguera auxilia no desenvolvimento da maturidade, responsabilidade, crescimento profissional e pessoal do estudante, que, sem dúvida, estará um passo à frente em relação à visão de mundo e organização pessoal. O programa foi implantado em 1994 como uma política de concessão de bolsas de estudo por mérito acadêmico, para que o estudante pudesse desenvolver atividades de pesquisa sob a supervisão de professores orientadores.

    Principais Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica

      • Ano: 2008
        Autora: Anne Elisa Amorim
        Profas. Orientadoras: Ms. Jaqueline Bento P. Pacheco e Ms. Thaís Teixeira Fernandes
        Projeto: "Exame de Urina Tipo I: freqüência percentual de amostras que sugerem infecção urinária"
        Curso: Biomedicina
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Anápolis

      • Ano: 2009
        Autoras: Kelly Christina Lacerda Evangelista Fonseca e Liliam V. de Paiva C. Silveira
        Prof. Orientador: Ms. Ricardo Carvalho Silva
        Projeto: "Estudo das parasitoses gastrointestinais em crianças de 0 a 12 anos atendidas pelo laboratório central do município de Anápolis"
        Curso: Biomedicina
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Anápolis

      • Ano: 2010
        Autora: Maria Wládia de Sousa Fernandes
        Profa. Orientadora: Ms. Heloísa Alves Sousa Falcão
        Projeto: "Índice de Peroxido e de Acidez em Óleos de Fritura de Redes de Fast Food"
        Curso: Nutrição
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Brasília

  • Projetos e Ações Sociais

    O Programa de Extensão Comunitária proporciona aos alunos, colaboradores e parceiros a oportunidade da prática educacional e de cidadania, visando atender a sociedade e contribuir com metas nacionais e internacionais relacionadas à educação, saúde, direitos humanos e meio ambiente. A cada ano aumenta o número de pessoas assistidas nos Programas, sendo que em 2009 foram mais de 800.000.

    O IASEC (Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária) é responsável pelo processo de gestão e pela base de dados do Programa de Extensão Comunitária e do Programa Ambiental da Anhanguera Educacional.

    Os alunos dos cursos de graduação da Anhanguera têm a opção de participar de pelo menos um Projeto do Programa de Extensão Comunitária adequado ao curso, como indicado a seguir.