Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Atendimento

1

Dúvidas Frequentes

Se você deseja saber mais sobre inscrição, matrícula, bolsas, provas, resultados,
acesse abaixo em Graduação ou Pós Graduação nossas respostas para dúvidas frequentes.

2

Canais de Atendimento

Você aluno ou candidato que deseja falar com um atendente sobre questões
financeiras, solicitações ou outras informações, acesse abaixo em Graduação ou
Pós Graduação os nossos canais de atendimento.

Busca por palavra chave:

Canais de Atendimento

O que é Pós-Graduação?

A Pós-Graduação é uma etapa da formação acadêmica destinada a estudantes que já possuem um diploma de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo).

O objetivo da Pós-Graduação é o aprofundamento de conhecimentos específicos de uma determinada área ou atuação profissional.

Existem hoje no Brasil dois níveis de cursos de Pós-Graduação: lato sensu (Especialização e MBA) e stricto sensu (Mestrado; Mestrado Profissional e Doutorado).

Os cursos podem ser realizados na modalidade presencial ou a distância (EAD).

Como realizar matrícula em um curso de Pós-Graduação?

A matrícula em curso de Pós-Graduação é exclusiva para portadores de diploma de nível superior. No entanto, o certificado de conclusão de curso, acompanhado do histórico escolar pode ser utilizado como credencial temporária ou condicional para matrícula em cursos de especialização.

Para se matricular nos cursos de Pós-Graduação, o candidato deve acessar o site www.portalpos.com.br e no item Inscreva-se selecionar sua opção de curso, modalidade e unidade/polo.

É preciso entregar uma fotocópia simples dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Diploma do Curso de Graduação (frente e verso).

Como o curso acontece?

O aluno vai até a Anhanguera durante a semana e/ou aos sábados, de acordo com o curso e a unidade. As aulas acontecem uma ou duas vezes por semana e têm carga horária semanal de 9 horas, sendo 6 horas de encontro com o professor da disciplina e 3 horas com o professor tutor. Os cursos combinam aulas em sala de aula, estudo individual e trabalhos em grupos voltados para soluções de problemas práticos.

Qual a Carga Horária do Curso de Pós-Graduação na modalidade Presencial?

Os cursos de Pós-Graduação na modalidade Presencial têm carga horária total de 360 horas, mais 40 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O que é o Portal do Aluno?

O Portal do Aluno é exclusivamente seu. Nele você controla e acompanha seus dados financeiros e acadêmicos e ainda tem acesso às informações da instituição, novidades e comunicações internas.

Como acessar o Portal do Aluno?

Para acessar o Portal do Aluno, siga o passo a passo:

  1. Acesse: www.anhanguera.com
  2. Clique em "Acesse os Portais para Alunos e Professores"
  3. Escolha sua unidade.
  4. Inclua o número do seu RA e a senha
  5. Caso seja seu primeiro acesso, clique em "Esqueci minha senha / 1º acesso"

O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma sala de aula online. É neste ambiente que você cursará a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, por meio de vídeo aulas e conteúdos teóricos. Para esta disciplina, você contará também com o apoio de um professor tutor presencial, preparado para tirar suas dúvidas em relação aos conteúdos e às atividades.

Como acessar o AVA?

Para acessar o AVA siga o passo a passo:

  1. Acesse: www.anhanguera.com
  2. Clique em Acessar o Portal do Aluno.
  3. Escolha sua unidade, inclua o número do seu RA e a senha
  4. Selecione a aba: Meu Curso
  5. Ao lado direito clique em AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem
  6. Escolha "Ir para o ambiente virtual - Pós-Graduação"

O que é Metodologia da Pesquisa Científica?

É uma das disciplinas que você deverá fazer no seu curso. A Metodologia da Pesquisa Científica é estruturada em métodos e ferramentas para que você possa construir conhecimentos e aprendizados e assim desenvolver suas produções acadêmicas nas diversas disciplinas do seu curso de Pós-Graduação, assim como também estruturar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual o objetivo da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica?

O objetivo é aliar o aprendizado teórico das aulas ao aprendizado prático exigido no seu campo profissional, propondo assim um artigo científico.

Esta é a única disciplina que será oferecida por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Você também terá à sua disposição o apoio de um professor tutor presencial para lhe acompanhar durante todo este processo.

Quando será cursada a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica?

A disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica será disponibilizada no início do segundo módulo do curso. Esta disciplina será cursada no decorrer deste módulo e as atividades deverão ser entregues ao tutor presencial.

Como o aluno é avaliado no curso de Pós-Graduação Presencial?

O aluno realizará avaliações para cada uma das disciplinas que cursar, para que seja analisado seu aproveitamento nas aulas. Estas avaliações serão desenvolvidas e aplicadas pelo professor que, de forma criativa, envolverá o aluno em situações relacionadas ao seu curso e aos conteúdos aplicados nas aulas, através de questões inteligentes, resenhas, artigos, visitas técnicas, entre outras, assim como no desenvolvimento do Desafio Profissional, este último aplicado ao final de cada grupo de três disciplinas, para envolver o aluno numa relação interdisciplinar, resgatando tudo o que foi aprendido neste período.

O que é o Desafio Profissional (DP)?

O Desafio Profissional é uma ferramenta pedagógica composta por atividades motivadoras orientadas para pesquisas e produções na resolução de problemas do dia a dia profissional. Você pode realizar individualmente ou em grupo, conforme a descrição das tarefas proposta pelo professor.

Para entender os Desafios Profissionais apresentados pelos professores é necessário compreender antes a disposição dos módulos e das disciplinas no seu curso.

Para o desenvolvimento de cada Desafio Profissional, você contará com o suporte de um Tutor Presencial aos sábados, das 14h às 17h.

Quem é o Tutor Presencial?

No curso de Pós-Graduação, o aluno poderá contar com o Tutor Presencial para auxiliar no entendimento e na elaboração das atividades de pesquisas.

O Tutor Presencial estará à disposição dos alunos nos sábados, entre 14h e 17h, esclarecendo assuntos das disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e do Desafio Profissional.

O atendimento prestado pelo Tutor Presencial ocorrerá nas dependências da unidade, preferencialmente na biblioteca ou no laboratório de informática, facilitando o acesso a títulos que contribuam com as suas pesquisas.

Como o curso é constituído?

O curso é constituído por três módulos (A, B e C). Cada módulo é constituído por três disciplinas, sendo que na última disciplina do módulo será aplicado o Desafio Profissional, que será entregue ao professor para avaliação. O aprendizado da primeira e da segunda disciplina proporcionará interdisciplinaridade no curso, pois seu conhecimento será utilizado para desenvolver a atividade solicitada na terceira disciplina.

Quais são os critérios e pesos das notas das avaliações?

Os critérios e pesos nas notas das avaliações serão definidos pelos professores que poderão utilizar como parâmetros, o seu envolvimento nos conteúdos, trabalho em equipe, argumentação, criatividade, dentre outros quesitos.

Qual é o conceito mínimo para aprovação?

O conceito mínimo para aprovação em cada uma das disciplinas é 7,0 (sete).

Caso o aluno não atinja o conceito mínimo, o que deve ser feito?

Caso o aluno não obtenha o conceito 7,0, poderá solicitar 1 (um) requerimento de prova substitutiva por disciplina. Não obtendo a média, poderá solicitar até 3 requerimentos de recuperação de disciplina no curso, via Programa de Recuperação e Dependência (PDR).

Como solicitar o requerimento de Prova Substitutiva?

O requerimento de Prova Substitutiva pode ser solicitado pelo Portal do Aluno, na Aba Secretaria, no item Dependência e Recuperação.

Como solicitar o requerimento de PDR (Programa de Dependência e Recuperação)?

O requerimento de PDR deve ser solicitado no DCA da unidade em que o aluno encontra-se matriculado.

Os requerimentos de Prova Substitutiva e PDR são pagos?

Sim, ambos os requerimentos são pagos e serão cobrados via boleto emitido em nome do aluno.

O que é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é parte integrante dos currículos dos cursos de Pós-Graduação. O aluno precisa entregar seu TCC e ser aprovado para obter o grau de especialista.

Na Anhanguera Educacional os trabalhos de conclusão de curso assumem o formato de artigo científico, que serão desenvolvidos com o acompanhamento de um orientador, durante o período determinado em calendário acadêmico e pelo Cronograma de Elaboração de TCC.

Se o aluno for reprovado no TCC, o que ele deverá fazer?

Caso o aluno seja reprovado no TCC deverá solicitar o requerimento de Recuperação de TCC.

Como solicitar o requerimento de Recuperação de TCC?

O requerimento de Recuperação de TCC poderá ser solicitado pelo Portal do Aluno, na Aba Secretaria, no item Dependência e Recuperação ou no DCA da unidade.

O requerimento de Recuperação de TCC é cobrado?

Sim, o requerimento de Recuperação de TCC é pago pelo aluno que o solicitar.

O aluno que solicitar o requerimento de Recuperação de TCC será novamente orientado?

Sim, caso o aluno solicite o requerimento de Recuperação de TCC será novamente orientado por um professor e deverá cumprir com o cronograma de orientação disponibilizado pelo coordenador de Pós-Graduação.

É obrigatória a defesa do TCC para alunos de cursos de Pós-Graduação da modalidade presencial?

Não, a defesa do TCC não é obrigatória para alunos dos cursos de Pós-Graduação Presencial.

É possível realizar aproveitamento de estudos no curso de Pós-Graduação Presencial?

Sim, o aluno que deseja solicitar à Coordenação Acadêmica o aproveitamento de disciplinas já cursadas exclusivamente em outros cursos de pós-graduação lato sensu, deverá se dirigir à unidade em que está matriculado com cópia do seu histórico escolar do curso e conteúdo programático das disciplinas que deseja aproveitar.

Quanto tempo o aluno tem para concluir seu curso?

A duração de um curso de Pós-Graduação da Universidade Anhanguera - é determinada por seu Projeto Político-Pedagógico. Porém, em nenhuma hipótese, o aluno poderá exceder o prazo de 36 (trinta e seis) meses da data do início do seu curso para concluir toda e qualquer obrigação acadêmica.

Caso o aluno perca o prazo (36 meses) para conclusão do seu curso, como deverá proceder?

O aluno poderá solicitar o certificado de extensão referente as disciplinas aprovadas ou cancelar sua matrícula e solicitar aproveitamento das (até 30%) disciplinas aprovadas em uma nova matrícula.

Após finalizar o curso, é necessário solicitar o Certificado?

Não, após o aluno entregar seu TCC e ter todas as suas notas lançadas e aprovadas, a unidade irá providenciar a emissão do seu Certificado.

É possível solicitar declaração de conclusão de curso?

Sim, após concluir o curso e ter todas as suas notas lançadas, o aluno poderá solicitar a declaração de conclusão de curso para comprovação da sua especialização até que seu certificado seja emitido.

Como o aluno poderá obter sua declaração de conclusão de curso?

Sim, após concluir o curso e ter todas as suas notas lançadas, o aluno poderá solicitar a declaração de conclusão de curso para comprovação da sua especialização até que seu certificado seja emitido.

A declaração de conclusão de curso deverá ser solicitada pelo Portal do Aluno, na Aba Secretaria e ser retirada no próprio Port

O que é Pós-Graduação?

A Pós-Graduação é uma etapa da formação acadêmica destinada a estudantes que já possuem um diploma de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo).

O objetivo da Pós-Graduação é o aprofundamento de conhecimentos específicos de uma determinada área ou atuação profissional.

Existem hoje no Brasil dois níveis de cursos de Pós-Graduação: lato sensu (Especialização e MBA) e stricto sensu (Mestrado; Mestrado Profissional e Doutorado).

Os cursos podem ser realizados na modalidade presencial ou à distância (EAD).

Como realizar matrícula em um curso de Pós-Graduação?

A matrícula em curso de Pós-Graduação é exclusiva para portadores de diploma de nível superior. No entanto, o certificado de conclusão de curso, acompanhado do histórico escolar pode ser utilizado como credencial temporária ou condicional para matrícula em cursos de especialização.

Para se matricular nos cursos de Pós-Graduação, o candidato deve acessar o site www.portalpos.com.br e no item Inscreva-se selecionar sua opção de curso, modalidade e unidade/polo.

É preciso entregar uma fotocópia simples dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Diploma do Curso de Graduação (frente e verso).

Como o curso acontece?

Neste modelo de curso, você só terá que ir até a Unidade onde se matriculou para fazer suas avaliações presenciais e para realizar a defesa oral do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

As disciplinas regulares iniciarão automaticamente em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com base nas datas previstas no Calendário Acadêmico.

Em cada disciplina o aluno terá acesso aos conteúdos das aulas organizados em dois momentos: Fundamentação e Aplicação. O primeiro corresponde aos materiais conceituais e teóricos da disciplina, todos inéditos e produzidos especialmente para atender suas demandas educacionais; o segundo momento é a aplicação e aprofundamento das temáticas e conceitos abordados na aula em questão.

Qual a Carga Horária dos Cursos de Pós-Graduação na modalidade EAD?

Turmas até 2015-1 (março/2015):

Os cursos de Pós-Graduação no modelo EaD Online (Ao vivo ou Gravado com entrada até março de 2015) são constituídos por 12 (doze) disciplinas, com 36 (trinta e seis) horas cada. Cada curso, portanto, possui um total de 432 (quatrocentas e trinta e duas) horas, mais 40 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Turmas a partir de 2015-2 (agosto/2015):

Os cursos de Pós-Graduação no modelo EaD Online Gravado são constituídos por 10 (dez) disciplinas, com 40 (quarenta) horas cada. Cada curso, portanto, possui um total de 400 (quatrocentas) horas, mais 40 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O que é o Portal do Aluno?

O Portal do Aluno é exclusivamente seu. Nele você controla e acompanha seus dados financeiros e acadêmicos e ainda tem acesso às informações da instituição, novidades e comunicações internas. É por esta área também que você irá acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Como acessar o Portal do Aluno?

Para acessar o Portal do Aluno, siga o passo a passo:

  1. Acesse: www.anhanguera.com
  2. Clique em "Acesse os Portais para Alunos e Professores"
  3. Escolha sua unidade.
  4. Inclua o número do seu RA e a senha
  5. Caso seja seu primeiro acesso, clique em "Esqueci minha senha / 1º acesso"

O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a sua sala de aula online. Nele você encontra as ferramentas e recursos necessários para atender os processos de ensino e para garantir autonomia da sua aprendizagem.

É neste ambiente que você vai dar andamento nas disciplinas do seu curso por meio de aulas gravadas, vídeos, slides, materiais pedagógicos e atividades. Você tem tutores preparados para tirar suas dúvidas em relação aos conteúdos e às atividades.

Como acessar o AVA?

Para acessar o AVA siga o passo a passo:

  1. Acesse: www.anhanguera.com
  2. Clique em Acessar o Portal do Aluno.
  3. Escolha sua unidade, inclua o número do seu RA e a senha
  4. Selecione a aba: Meu Curso
  5. Ao lado direito clique em AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem
  6. Escolha "Ir para o ambiente virtual - Pós-Graduação"

Onde acessar o Calendário Acadêmico do curso?

O Calendário Acadêmico traz todas as datas importantes do curso: aulas, avaliações presenciais e substitutivas (especiais), prazo final para realização das atividades online.

Portanto, a consulta ao calendário é fundamental para a organização pessoal do aluno.

Este documento fica disponível na sala: "Introdução ao Ambiente de Aprendizagem".

Como o aluno é avaliado no curso de Pós-Graduação EAD?

As suas avaliações são compostas das seguintes atividades: Atividade online, Avaliação Presencial (AP) e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (sua elaboração e defesa oral).

Quais são as atividades realizadas a distância pelos alunos dos cursos de Pós-Graduação EAD?

Turmas a partir de 2015-1 (março/2015):

Desafio Profissional (DP) para as disciplinas temáticas;

Atividade a Distância (AD) para a disciplina Didática do Ensino Superior.

Turmas a partir de 2015-2 (agosto/2015):

Atividade a Distância (AD).

O que é o Desafio Profissional (DP)?

Apenas para Turmas até 2015-1 (março/2015):

O Desafio Profissional corresponde a uma tarefa interdisciplinar contextualizada que objetiva a resolução de problemas concretos da área de atuação profissional do curso.

Cada módulo destes cursos possui três disciplinas temáticas, dessa forma, o Desafio Profissional propõe avaliar os conhecimentos gerados durante o período de vigência destas disciplinas.

Para desenvolver o Desafio Profissional, o aluno conta com o apoio de seu tutor, que está disponível para esclarecer suas dúvidas e fornecer orientações sobre a execução das tarefas.

Como o aluno realiza a entrega do Desafio Profissional (DP)?

Apenas para Turmas até 2015-1 (março/2015):

O Desafio Profissional deve ser entregue para o seu tutor até a data prevista, de acordo com o Calendário Acadêmico. O aluno deverá entregá-lo pelo link que estará disponível na terceira disciplina do módulo no AVA.

O que é a Atividade obrigatória a Distância (AD)?

Compreende uma atividade que estimula a reflexão e a aplicação dos conceitos teóricos e fundamentações abordadas na disciplina. Proporciona a você, em diferentes níveis, a reflexão, a pesquisa e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a elaboração do exercício.

Os exercícios das Atividades obrigatórias a Distância (AD) serão realizados exclusivamente online, por meio de ferramenta específica (questionário online), disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O prazo limite para realização e entrega da Atividade Obrigatória a Distância está disponível no Calendário Acadêmico e no próprio AVA do aluno. E o resultado é imediato.

O que é a Avaliação Presencial?

A Avaliação Presencial (AP) ocorrerá nas datas previstas no Calendário Acadêmico e será aplicada na unidade em que o aluno está matriculado. Toda Avaliação Presencial deve ser realizada de forma individual e cada curso possui regras específicas sobre consulta ou uso de recursos de apoio.

Quais são os critérios e pesos das notas das atividades?

A atividade online (Desafio Profissional ou Atividade a Distância) corresponde a 40% da nota de uma disciplina, enquanto a Avaliação Presencial (AP) corresponde a 60% da nota.

Qual é o conceito mínimo para aprovação?

Para ser aprovado em uma disciplina, o aluno precisará ter média igual ou superior a 7,0 (sete).

Como é calculada a média final de cada disciplina?

O sistema acadêmico calculará a média de nota em cada disciplina (MD), computando o peso das atividades:

Atividade a Distância (AD) ou Desafio Profissional (DP) = 40%

Avaliação Presencial = 60%

Ou seja:

MD = [4 x (AD) + 6 x (AP)] / 10 ≥ 7,0

Caso o aluno não atinja o conceito mínimo, o que deve ser feito?

Caso o aluno não obtenha o conceito igual ou superior a 7,0 (sete), poderá solicitar 1 (um) requerimento de prova substitutiva por disciplina, desde que tenha obtido nota de Avaliação Presencial (AP) maior ou igual a 3 (três) ou nota de Atividade online maior ou igual a 1 (um). Não obtendo a média, poderá solicitar até 3 requerimentos de recuperação no curso, via Programa de Dependência e Recuperação - PDR.

Como solicitar o requerimento de Prova Substitutiva?

O requerimento de Prova Substitutiva pode ser solicitado pelo Portal do Aluno, na Aba Secretaria, no item Dependência e Recuperação.

Após solicitar a Prova Substitutiva, qual o próximo passo?

O aluno deverá verificar em seu calendário acadêmico a data de aplicação da avaliação substitutiva (especial) e caso tenha dúvidas, entrar em contato com a coordenação de Pós-Graduação da Unidade na qual se encontra matriculado.

Como solicitar o requerimento de PDR (Programa de Dependência e Recuperação)?

O requerimento de PDR deve ser solicitado no DCA da unidade em que o aluno encontra-se matriculado.

Após solicitar o PDR, qual o próximo passo?

Após a solicitação do requerimento, o aluno terá a disciplina liberada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do PDR em até 10 (dez) dias úteis.

Assim que a disciplina estiver disponível, o aluno terá 35 (trinta e cinco) dias corridos para cursá-la e após esse período deverá entrar em contato com a coordenação de Pós-Graduação da Unidade na qual está matriculado para agendamento da avaliação.

Lembrando que o Programa de Dependência e Recuperação (PDR) não possui atendimento de tutoria.

Os requerimentos de Prova Substitutiva e PDR são pagos?

Sim, ambos os requerimentos são pagos e serão cobrados via boleto emitido em nome do aluno.

Caso o aluno reprove em mais de 3 disciplinas, como deverá proceder?

O aluno poderá solicitar o certificado de extensão referente as disciplinas aprovadas ou cancelar sua matrícula e solicitar aproveitamento das (até 30%) disciplinas aprovadas em uma nova matrícula.

O que é Metodologia da Pesquisa Científica?

É uma das disciplinas que você deverá fazer no seu curso e ficará disponível no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de acordo com data prevista em calendário acadêmico. A Metodologia da Pesquisa Científica é estruturada em métodos e ferramentas para que você possa construir conhecimentos e aprendizados e assim desenvolver suas produções acadêmicas nas diversas disciplinas do seu curso de Pós-Graduação, assim como também estruturar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual o objetivo da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica?

Esta é uma disciplina de fundamental importância no seu curso, principalmente por dois motivos:

Nela, você aprenderá como realizar pesquisas e produzir textos científicos.

A atividade desta disciplina é um projeto de pesquisa, que poderá ser reaproveitado como base quando você realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Por isso, é fundamental acompanhar os prazos e informações disponíveis na própria disciplina.

O que é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é parte integrante dos currículos dos cursos de pós-graduação e corresponde a um elemento imprescindível para a obtenção do grau de especialista, conforme legislação vigente. A carga horária para elaboração do TCC não está inclusa na carga horária total do curso, devendo ser reservada, "obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso" (Art. 5º da Resolução CNE/CES n° 1/2007).

Os trabalhos de conclusão de curso assumem o formato de artigo científico, sendo desenvolvidos no ambiente virtual de aprendizagem com o acompanhamento de um orientador durante o período determinado pelo Cronograma de Orientação de TCC.

Após a conclusão do TCC, sendo aprovado pelo orientador, o aluno deverá submetê-lo à Defesa Oral: momento em que será produzido o parecer quanto ao mérito do trabalho de conclusão do curso por uma banca qualificada.

Para aprovação, a nota expressa e justificada na ata de defesa deve ser igual ou superior a 7,0 (sete).

Se o aluno for reprovado no TCC, o que ele deverá fazer?

Caso o aluno seja reprovado no TCC deverá solicitar o requerimento de Recuperação de TCC.

Como solicitar o requerimento de Recuperação de TCC de Curso EAD?

O requerimento de Recuperação de TCC de Curso EAD poderá ser solicitado pelo Portal do Aluno, na Aba Secretaria, no item Dependência e Recuperação ou no DCA da unidade.

O requerimento de Recuperação de TCC de Curso EAD é cobrado?

Sim, o requerimento de Recuperação de TCC é pago pelo aluno que o solicitar.

O aluno que solicitar o requerimento de Recuperação de TCC de Curso EAD será novamente orientado?

Sim, caso o aluno solicite o requerimento de Recuperação de TCC será novamente orientado por um tutor e deverá cumprir com o cronograma de orientação disponibilizado em seu AVA.

É obrigatória a defesa do TCC para alunos de cursos de Pós-Graduação da modalidade EAD?

Sim, a defesa do TCC é obrigatória para alunos dos cursos de Pós-Graduação EAD.

O que é o Fórum, qual seu objetivo e onde acessá-lo?

O Fórum é a ferramenta que permitirá ao aluno interagir com o tutor e com os demais alunos do curso.

Configura-se como um ambiente para esclarecimento de dúvidas e tópicos de discussão sobre os conteúdos da disciplina ativa. É também um espaço destinado à postagem de notícias, avisos, sugestões e links pelo tutor da disciplina.

A cada início de disciplina um fórum é ativado. O link de acesso fica disponível já na página inicial da própria disciplina.

O tutor possui até dois dias úteis para responder às dúvidas postadas no fórum.

É obrigatória a postagem do aluno no Fórum?

A participação do aluno no Fórum é facultativa, no entanto, é um recurso muito interessante para compartilhar suas principais dúvidas com os colegas de turma, enriquecendo sua atuação como estudante e aprofundando conteúdos.

Quem é o Tutor?

O tutor possui formação e experiência na área, sendo responsável pela mediação das informações e conhecimentos pedagógicos, referente ao conteúdo da disciplina quanto pelos esclarecimentos e apoio no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao longo do seu curso.

Como o aluno pode entrar em contato com seu Tutor?

Para conhecer seu tutor, o aluno deverá acessar uma disciplina no AVA. Por meio do Fórum e/ou do recurso "Pergunte ao seu Tutor" poderá visualizar o perfil do tutor e demais informações pertinentes, assim como entrar em contato com ele.

É possível realizar aproveitamento de estudos no curso de Pós-Graduação EAD?

Sim, o aluno que deseja solicitar à Coordenação Acadêmica o aproveitamento de disciplinas já cursadas exclusivamente em outros cursos de pós-graduação lato sensu, deverá se dirigir à unidade em que está matriculado com cópia do seu histórico escolar do curso e conteúdo programático das disciplinas que deseja aproveitar.

Quanto tempo o aluno tem para concluir seu curso?

A duração de um curso de Pós-Graduação da Universidade Anhanguera - UNIDERP é determinada por seu Projeto Político-Pedagógico. Porém, como estipula o Art. 53 do Regulamento Geral de Pós-Graduação e o Calendário Acadêmico, em nenhuma hipótese, o aluno poderá exceder o prazo de 36 (trinta e seis) meses da data do início do seu curso para concluir toda e qualquer obrigação acadêmica.

Caso o aluno perca o prazo (36 meses) para conclusão do seu curso, como deverá proceder?

O aluno poderá solicitar o certificado de extensão referente as disciplinas aprovadas ou cancelar sua matrícula e solicitar aproveitamento das (até 30%) disciplinas aprovadas em uma nova matrícula.

Quando o aluno poderá ser certificado?

O aluno receberá o Certificado de Especialista no curso de pós-graduação após cumprir os requisitos abaixo dentro do prazo de 36 meses:

Obter aprovação (média igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina;

Obter 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina, a partir do acesso aos materiais de estudos, vídeos e participação das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem;

Obter nota final do TCC (nota do trabalho escrito somada à nota da defesa oral) igual ou superior a 7 (sete);

Entregar toda a documentação de matrícula exigida.

É possível solicitar declaração de conclusão de curso?

Sim, após concluir o curso e ter todas as suas notas lançadas, o aluno poderá solicitar a declaração de conclusão de curso para comprovação da sua especialização até que seu certificado seja emitido.

Como o aluno poderá obter sua declaração de conclusão de curso?

A declaração de conclusão de curso deverá ser solicitada pelo Portal do Aluno, na Aba Secretaria e ser retirada no próprio Portal.

Canais de Atendimento

  • Horário de Atendimento

    Para falar com nossos atendentes, você
    poderá utilizar nossos canais de atendimento
    online nos seguintes horários:

    Domingo

    Não há expediente

    Segunda

    08:00 às 21:00 hs

    Terça

    08:00 às 21:00 hs

    Quarta

    08:00 às 21:00 hs

    Quinta

    08:00 às 21:00 hs

    Sexta

    08:00 às 21:00 hs

    Sábado

    08:00 às 14:00 hs (Para alunos não há expediente)

  • Atendimento E-mail

    Para obter mais informações, envie um e-mail. em breve entraremos em contato.

    Atendimento E-mail

  • Atendimento Aluno

    Para obter informações financeiras, prova, matrícula ou outros, fale com um atendente.

    Atendimento Online

  • Atendimento Candidato

    Para obter informações sobre processo seletivo, inscrições e outros, fale com um atendente.

    Atendimento Online

Como funciona o modelo A2?

São encontros presenciais obrigatórios 2 vezes por semana. Cada encontro conta com: transmissão das aulas e realização de atividades presenciais com apoio do tutor presencial e do coordenador acadêmico do polo. A duração das disciplinas é bimestral. Assim, são oferecidas em blocos.

O que é um polo de apoio presencial?

Polo de apoio presencial é a unidade operacional para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos de graduação a distância. Nessas unidades são realizadas atividades presenciais obrigatórias como avaliações dos alunos, aulas práticas em laboratório específico, quando for o caso, supervisão de estágio (quando previsto em legislação pertinente, como o caso do curso de Serviço Social), além de orientação aos alunos pelos tutores presenciais na realização de atividades de estudo individual ou em grupo. No polo, o aluno tem acesso aos laboratórios de informática e à biblioteca.

O que é um tutor presencial?

É um profissional graduado no curso em que atua. No modelo A2, ele tem a função de acompanhar todos os momentos presenciais. Durante as transmissões, é o mediador das dúvidas dos alunos utilizando o chat. Durante as atividades, orienta e organiza os grupos.

O que é um tutor EAD?

É um profissional graduado no curso ou área em que atua, e tem a função de acompanhar e incentivar o processo de aprendizagem dos estudantes, tirando suas dúvidas.

Quem é o coordenador acadêmico?

É o gestor do polo. Atua no atendimento aos alunos no polo, acompanha a atuação dos tutores presenciais e supervisiona a infraestrutura do polo.

Quem é o coordenador de curso?

É um profissional formado no curso em que atua e que coordena os trabalhos dos professores EAD, supervisionando o cumprimento das atribuições dos docentes do curso.

O que é um professor EAD?

Os professores EAD são responsáveis pela produção dos materiais didáticos e por ministrar as aulas.

O que é o AVA?

Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos acessam os materiais de apoio referentes ao seu curso: slides, roteiros de atividades, caderno de atividades, ATPS (as Atividades Práticas Supervisionadas são atividades propostas em forma de desafio e, para respondê-lo, os alunos precisam cumprir etapas individualmente ou em grupo), cronogramas, PEA (no Plano de Ensino e Aprendizado de cada disciplina consta a ementa, os objetivos, as metodologias, bibliografia e formas de avaliação do aluno). As aulas são disponibilizadas no AVA 48 horas após as transmissões e as questões são enviadas para o tutor EAD e respondidas em até 48 horas.

Como funcionam as avaliações?

O aluno é avaliado por discplina, da seguinte forma: uma atividade avaliativa - desafio da ATPS em grupo com valor de 4,0 pontos (1 ponto de participação dado pelo tutor presencial e 3 pontos do trabalho final corrigido pelo tutor EAD) e uma prova presencial (6,0 pontos). Média de aprovação: 7,0 pontos. 75% de presença obrigatória para aprovação.

Ferramentas disponíveis

Caderno de Atividades: disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em formato digital e/ou pdf, permitindo a impressão, o Caderno de Atividades tem o objetivo de auxiliar o aluno na aprendizagem, estimulando o autoestudo. Seu conteúdo está dividido em 6 partes: 1. Leitura obrigatória: resumo dos principais tópicos abordados em cada tema da disciplina de acordo com o conteúdo do livro-texto. 2. Agora é a sua vez: exercícios que promovem a fixação de conteúdo e autoaprendizagem. O aluno deve resolvê-los após assistir às aulas e ler o capítulo do livro-texto. Após responder, o aluno pode verificar a resposta correta no "Verifique seu desempenho". 3. Links importantes para complemento de informações sobre o assunto abordado. 4. Vídeos importantes que também complementam o conteúdo estudado. 5. Finalizando: síntese do assunto que foi abordado e o que o aluno desenvolveu ao aprender o conteúdo. 6. Bibliografia: referências utilizadas para a construção do Caderno de Atividades.

O que são as ATPS?

As Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) são atividades organizadas na forma de desafios com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades previstas no perfil do profissional egresso de cada curso. Elas são divididas em etapas que são cumpridas individualmente ou em grupo, orientadas pelo professor EAD e pelo tutor presencial nos encontros presenciais, e pelo tutor EAD.

Dicas acadêmicas

Vídeos de 15 minutos transmitidos para os alunos durante os encontros presenciais e disponibilizados também no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com o objetivo de aprimorar ainda mais a aprendizagem ou auxiliar o aluno em questões do seu dia a dia. São temas como dicas para autoestudo, importância do ENADE, como criar grupos de estudo virtuais, etc.

Roteiro de Atividades

Trazem dicas para aprimorar a aprendizagem do aluno, como indicação de leituras, realização de exercícios do caderno, pesquisa de campo, etc.

Prova comentada

As questões das provas oficiais são discutidas pelos professores EAD nas transmissões durante os encontros ou em gravação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O que é PLT?

O Programa do Livro-Texto é um programa institucional que oferece ao aluno livros de alta qualidade e títulos reconhecidos no cenário acadêmico nacional e internacional a preços extremamente reduzidos em relação aos do mercado livreiro convencional. Ele é norteador das aulas ministradas pelos professores EAD, dos Cadernos de Atividades e roteiro de estudos.

O que são Atividades Complementares?

As Atividades Complementares têm como objetivo ampliar a formação e a vivência acadêmica dos alunos, favorecendo práticas de autoaprendizagem e autoestudo. Elas privilegiam sua progressiva autonomia profissional e intelectual, conhecimentos teórico-práticos por meio de atividades de pesquisa e extensão, e conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, bem como experiências profissionalizantes julgadas relevantes para a área de formação. As Atividades Complementares (AC) atendem ao Parecer n° 776/97 da CES, que trata das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação, aprovado em 03/12/97. As Atividades Complementares devem ser cumpridas pelo aluno regularmente matriculado e são de natureza científica, social, cultural, acadêmica e profissional. A carga horária total das AC está definida nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, aos quais se aplica, e deve ser cumprida no período de integralização. Os alunos têm acesso a uma tabela que orienta quais atividades podem ser cumpridas e qual é a carga horária que pode ser convalidada. As atividades são convalidadas pelo coordenador acadêmico no polo mediante os certificados e comprovantes.

Como funcionam os estágios?

O Estágio Supervisionado tem como objetivo proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o seu aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana. Precisa ser realizado conforme a determinação das Diretrizes Curriculares de cada curso. O estágio pode ser obrigatório ou não. Entende-se como estágio obrigatório aquele que consta na matriz curricular, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. Por outro lado, o estágio não obrigatório se refere a uma atividade opcional e além da carga horária regular e obrigatória. Os cursos que possuem estágio obrigatório são: Pedagogia, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Enfermagem. A carga horária está prevista na matriz curricular.

Qual o perfil do aluno para essa modalidade?

Esse modelo atende aos alunos que têm restrição de horários e dias de estudo. Ele deverá comparecer ao polo de apoio presencial apenas 2 vezes na semana. Porém, além disso, o aluno também precisará organizar sua agenda semanal de forma que mantenha os horários de autoestudo, revendo as aulas gravadas que estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e tirando suas dúvidas com o tutor EAD. A vantagem é que ele poderá fazer isso no horário que puder ou preferir.

Opções a não adequação às disciplinas

Como as matrizes curriculares possuem as mesmas disciplinas e cargas horárias, o aluno poderá migrar no final de cada semestre para os cursos presenciais nos polos que também são unidades de ensino presencial. Também tem a opção de mudar para o modelo web, caso não possa estar nos encontros presenciais.

Como funciona a 2ª Graduação EAD para portadores de diploma?

Conceito: Graduação no Curso de Ciências Contábeis oferecida para Administradores de Empresas. Objetivo: - Oferecer o curso de Ciências Contábeis para Administradores de Empresas com tempo de integralização de 1 ano. Público-alvo: - Ex-alunos das unidades orgânicas da Anhanguera que cursaram as matrizes de 2008 ou 2009 na modalidade presencial. Características: - As disciplinas são oferecidas inteiramente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Este modelo possui apenas 3 encontros obrigatórios: um encontro de acolhimento no início das aulas e outros dois no final de cada bimestre para realização das provas. A duração das disciplinas é bimestral. Assim, são oferecidas em blocos. Aulas: - Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos acessam as aulas gravadas e os materiais de apoio referentes ao seu curso: slides, roteiros de atividades, Caderno de Atividades, cronogramas, PEA. As aulas gravadas são disponibilizadas semanalmente e o aluno conta com o tutor EAD para tirar todas as suas dúvidas. Na tutoria offline, o tutor EAD responde às dúvidas em até 24 horas. - O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório pelas Diretrizes Curriculares. O aluno deverá realizá-lo de acordo com a carga horária prevista na matriz curricular. Os relatórios de estágio são postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e corrigidos pelos tutores EAD. Avaliação: - O aluno é avaliado por meio do Desafio Profissional, que engloba o conteúdo de todas as disciplinas oferecidas a cada bimestre, com o valor de 4,0 pontos. A nota final é replicada para cada disciplina, e uma prova presencial por disciplina é aplicada, no valor de 6,0 pontos. A média de aprovação é 7,0 pontos. Perfil do aluno: a carga horária do curso é grande. Assim, é fundamental que o aluno organize sua agenda diária de forma que mantenha os horários para assistir às aulas e para seus momentos de autoestudo, e converse constantemente com o seu tutor .

Qual a diferença entre Universidade e Faculdade? Referente à certificação existe alguma diferença?

Ambas são instituições de ensino superior, o que difere uma da outra é que a Universidade é obrigada a fazer ensino, pesquisa e extensão, enquanto a Faculdade cabe fazer ensino e extensão e só faz pesquisa se quiser. Quanto a certificação não há diferença, ambas emitem diplomas para os seus cursos de graduação, e enquanto as Universidades podem registrar seus próprios diplomas, as Faculdades precisam registrá-los junto a uma Universidade de sua região. No caso da Anhanguera, os diplomas são registrados junto a Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR. A Anhanguera também possui um Centro Universitário, chamado Centro Universitário Anhanguera-UNIFIAN, que é uma instituição de ensino superior compreendida entre Faculdade e Universidade, o Centro faz ensino, extensão e possui autonomia universitária, então no Centro é permitido criar cursos e também registrar seus diplomas.

Qual a diferença entre reconhecimento e autorização? Caso ele não seja reconhecido, qual o prazo? Terei garantia referente ao meu diploma?

A autorização é uma permissão do MEC para funcionamento do curso, após verificação em visita de especialistas do MEC à instituição sobre as condições de ensino e infraestrutura. O Reconhecimento se dá ao longo do ano de formatura da turma, com visita de especialistas do MEC que atestam as condições realizadas de ensino e infraestrutura. Não há possibilidade de não reconhecimento de curso pelo MEC. Sim, o diploma está garantido.

Posso fazer um curso de tecnologia durante 1 ano e meio e depois mudar, por exemplo, para administração?

Sim, você poderá solicitar transferência e, havendo vaga, será feito um plano de adaptação curricular para o prosseguimento de seus estudos.

Prestei vestibular e não fui classificado, terei chance de ingressar na faculdade?

Sim, através do processo seletivo continuado, desde que haja vaga.

Me inscrevi em um curso de exatas e fui aprovado, posso fazer uma nova opção para área de biológicas ou humanas?
Sim, desde que haja vaga para o curso pretendido, após a 3ª chamada de convocados, conforme data estabelecida no manual do candidato, para reopção de curso.

Me inscrevi na unidade de Valinhos, se eu for aprovado posso optar por outra unidade?

Sim, desde que haja vaga para o curso pretendido na outra Unidade, após a reopção de cursos, conforme data estabelecida no manual do candidato.

Depois que eu fizer a matrícula, posso optar por outra unidade?

Esclarecemos que o candidato após efetivar matrícula em uma de nossas unidades, poderá solicitar transferência se houver vagas na unidade de interesse para o curso solicitado. Este procedimento é adotado, a partir do momento que conste como aluno regularmente matriculado.

Já sou graduado, desejo fazer outro curso de graduação, terei que prestar o vestibular novamente? Tenho outra opção?
Esclarecemos que para os portadores de diplomas, não há necessidade de prestar o Vestibular (Concurso principal) ou Seletivo Continuado. Informamos que a efetivação de matrícula em uma de nossas unidades de interesse, esta sujeita á disponibilidade de vagas. Desta forma, o candidato pode solicitar uma avaliação nas disciplinas já estudadas, conforme análise do histórico escolar de conclusão do Ensino Superior.

O que acontece comigo se meu curso não formar turma.
Sr (a) receberá de imediato as seguintes orientações: Primeira orientação: O Sr (a) poderá fazer uma reopção de curso, ou seja, optar por outros cursos da unidade que tenham vagas disponíveis, ou até mesmo, em uma outra unidade da Anhanguera diferente de sua opção inicial; Segunda orientação: Solicitar a restituição da taxa de inscrição do Vestibular (valor pago). Terceira orientação: O Sr (a) pode decidir em aguardar o início das aulas, para verificar o número mínimo da formação de turma para o curso de interesse, e após optar pela primeira ou segunda orientação, conforme mencionados acima.

Como faço para me vincular ao FIES e PROUNI? A Anhanguera tem convênio com eles?

Sim, temos convênio com o FIES e PROUNI. É preciso aguardar as datas fixadas pelo MEC para inscrição. As informações sobre inscrição podem ser obtidas pelo site : www.mec.gov.

Quais são os critérios para que eu possa ter uma bolsa?

Além dos convênios com o FIES e PROUNI, esclarecemos que nossa Instituição de Ensino Anhanguera, trabalha com diversos programas de bolsas, através de programas institucionais tais como: PIC, PM, PAI, SAE entre outras, divulgadas em nosso Portal.

Existe política de bolsa para os cursos de Pós?

A Pós-graduação prevê bolsas somente para funcionários da Anhanguera Educacional S.A., objetivando a especialização e aperfeiçoamento dos mesmos.

Estou estudando na faculdade X, como faço para me transferir para uma das unidades da Anhanguera e quais documentos necessários ? Preciso fazer outro vestibular?

É necessário solicitar a vaga na unidade em que se pretende transferir. Os documentos necessários são: Histórico Escolar, Atestado de matrícula, conteúdo programático das disciplinas cursadas, portaria de autorização ou reconhecimento do curso e critérios de avaliação. Após deferimento a tramitação da documentação será entre as unidades. Não há necessidade de fazer outro vestibular.

Qual o perfil do aluno para essa modalidade de graduação EAD?

Este modelo atende ao aluno que tem restrição de horários e dias de estudo. Ele deverá comparecer ao polo de apoio presencial apenas 3 vezes no semestre e cursar todas as discplinas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse caso, é fundamental que o aluno organize sua agenda diária de forma que mantenha os horários para assistir às aulas e para seus momentos de autoestudo, e converse constantemente com o seu tutor EAD. A vantagem é que ele poderá fazer isso no horário que puder ou preferir.

O que é EAD Online?

Este modelo atende ao aluno que tem restrição de horários e dias de estudo. Ele deverá comparecer ao polo de apoio presencial apenas 3 vezes no semestre e cursar todas as discplinas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse caso, é fundamental que o aluno organize sua agenda diária de forma que mantenha os horários para assistir às aulas e para seus momentos de autoestudo, e converse constantemente com o seu tutor EAD. A vantagem é que ele poderá fazer isso no horário que puder ou preferir.

Como funciona o modelo EAD online?

As disciplinas são oferecidas inteiramente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Este modelo possui apenas 3 encontros obrigatórios: um encontro de acolhimento no início das aulas e outros dois no final de cada bimestre para a realização das provas. A duração das disciplinas é bimestral. Assim, são oferecidas em blocos.

O que é um polo de apoio presencial?

Polo de apoio presencial é a unidade operacional para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos de graduação a distância. Nessas unidades é realizado o encontro de acolhimento com o coordenador acadêmico do polo que irá apresentar a estrutura do polo, como o curso irá funcionar, como acessar o AVA, como utilizar a biblioteca e a biblioteca virtual, como ter acesso ao tutor a distância e como será a avaliação. Ele também irá orientar sobre quais os procedimentos para a entrega de documentos da matrícula. É no polo também que ocorrem as provas obrigatórias, uma vez a cada bimestre. São também realizados os encontros do estágio do curso de Serviço Social, em atendimento à legislação do curso. Ainda no polo, o aluno tem acesso aos laboratórios de informática e à biblioteca.

O que é um tutor presencial?

É um profissional graduado no curso em que atua (tutor presencial). É responsável pela aplicação das provas oficiais. No caso do curso de Serviço Social, também acompanha o estágio dos alunos.

O que é um tutor EAD?

É um profissional graduado no curso ou área em que atua. Ele é responsável por acompanhar e incentivar o processo de aprendizagem dos estudantes a distância. É ele que poderá auxiliar os alunos nas dúvidas de conteúdo, atuando offline ou ao vivo - online (chat em momentos previamente agendados). É ele que avalia e atribui a nota ao aluno, seja da prova, seja do Desafio Profissional.

Quem é o coordenador acadêmico do polo?

É o gestor do polo. Atua no atendimento aos alunos no polo, acompanha a atuação dos tutores presenciais e supervisiona a infraestrutura do polo. Ele atua nos momentos em que há encontros presenciais.

Quem é o coordenador de curso?

É um profissional formado no curso em que atua e coordena os trabalhos dos professores EAD, supervisionando o cumprimento das atribuições dos docentes do curso.

O que é um professor EAD?

Os professores EAD são responsáveis pela produção dos materiais didáticos e por ministrar as aulas que são gravadas e disponibilizadas semanalmente no AVA, assim como os materiais de apoio.

O que é o AVA?

Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos acessam as aulas gravadas e os materiais de apoio referentes ao seu curso: slides, roteiros de atividades, Caderno de Atividades, Desafio Profissional, cronogramas e PEA (plano de ensino e aprendizagem). As aulas gravadas são disponibilizadas semanalmente e o aluno conta com o tutor EAD para tirar todas as suas dúvidas. Na tutoria offline, o tutor EAD responde às dúvidas em até 24 horas.

Como funcionam as avaliações?

O aluno é avaliado por meio do Desafio Profissional, que engloba o conteúdo de todas as disciplinas oferecidas a cada bimestre, com valor: 4,0. A nota final é replicada para cada disciplina e uma prova presencial por disciplina é aplicada, no valor de 6,0 pontos. Média de aprovação: 7,0 pontos.

Quais são as ferramentas disponíveis?

Caderno de Atividades: disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em formato digital e/ou pdf, permitindo a impressão, o Caderno de Atividades tem o objetivo de auxiliar o aluno na aprendizagem, estimulando o autoestudo. Seu conteúdo está dividido em 6 partes: 1. Leitura obrigatória: resumo dos principais tópicos abordados em cada tema da disciplina de acordo com o conteúdo do livro-texto. 2. Agora é a sua vez: exercícios que promovem a fixação de conteúdo e autoaprendizagem. O aluno deve resolvê-los após assistir às aulas e ler o capítulo do livro-texto. Após responder, o aluno pode verificar a resposta correta no "Verifique seu desempenho". 3. Links importantes para complemento de informações sobre o assunto abordado. 4. Vídeos importantes que também complementam o conteúdo estudado. 5. Finalizando: síntese do assunto que foi abordado e o que o aluno desenvolveu ao aprender o conteúdo. 6. Bibliografia: referências utilizadas para a construção do Caderno de Atividades. Desafio Profissional: atividade organizada na forma de desafios com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades previstas no perfil do profissional egresso de cada curso, englobando conteúdos de duas ou mais disciplinas. É um trabalho orientado e avaliado pelo professor EAD.

Dicas acadêmicas

São vídeos de 15 minutos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por meio de um link chamado "dicas acadêmicas", que o aluno pode acessar sempre que quiser. Com o objetivo de aprimorar ainda mais a aprendizagem ou auxiliar o aluno em questões do seu dia a dia, o vídeos contêm temas como dicas para autoestudo, importância do ENADE, como criar grupos de estudo virtuais, etc.

Roteiro de Atividades

Trazem dicas para aprimorar a aprendizagem do aluno, como indicação de leituras, realização de exercícios do caderno, pesquisa de campo, etc. É um material de apoio disponível no AVA junto com slides, cadernos chamados "Roteiro de Atividades". É postado semanalmente.

Prova comentada

As questões das provas oficiais são discutidas e comentadas pelos professores EAD. O vídeo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) prova comentada. Uma semana após a avaliação, o aluno poderá acessar esse vídeo em que o professor revisa a prova, comentando as respostas.

O que é o PLT?

O Programa Livro-Texto é um programa institucional que oferece ao aluno livros de alta qualidade e títulos reconhecidos no cenário acadêmico nacional e internacional a preços extremamente reduzidos em relação aos do mercado livreiro convencional. Ele é norteador das aulas ministradas pelos professores EAD, dos cadernos de atividades e do roteiro de estudos. O aluno deverá consultar os preços de acordo com a sua necessidade. São vários títulos disponíveis com descontos que podem chegar a até 80%. Na modalidade EAD online, com todas as aulas assistidas à distância, a utilização do PLT é crítica e fundamental. O aluno da EAD online poderá receber o PLT em casa.

O que são Atividades Complementares?

As Atividades Complementares têm como objetivo ampliar a formação e a vivência acadêmica dos alunos, favorecendo práticas de autoaprendizagem e autoestudo. Elas privilegiam sua progressiva autonomia profissional e intelectual, conhecimentos teórico-práticos por meio de atividades de pesquisa e extensão, e conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, bem como experiências profissionalizantes julgadas relevantes para a área de formação. As Atividades Complementares (AC) atendem ao Parecer n° 776/97 da CES, que trata das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação, aprovado em 03/12/97. As Atividades Complementares devem ser cumpridas pelo aluno regularmente matriculado e são de natureza científica, social, cultural, acadêmica e profissional. A carga horária total das AC está definida nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, aos quais se aplica, e deve ser cumprida no período de integralização. Os alunos têm acesso a uma tabela que orienta quais atividades podem ser cumpridas e qual é a carga horária que pode ser convalidada. As atividades são convalidadas pelo coordenador acadêmico no polo mediante os certificados e comprovantes que ele deverá trazer nos dias das provas obrigatórias.

Como funcionam os estágios?

O Estágio Supervisionado tem como objetivo proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o seu aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana. Precisa ser realizado conforme a determinação das Diretrizes Curriculares de cada curso. O estágio pode ser obrigatório ou não. Entende-se como estágio obrigatório aquele que consta na matriz curricular, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. Por outro lado, o estágio não obrigatório se refere a uma atividade opcional e além da carga horária regular e obrigatória. Mesmo os cursos oferecidos na web, os cursos de Letras, Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social possuem estágio supervisionado obrigatório, segundo as Diretrizes Curriculares do MEC. A carga horária está prevista na matriz curricular. O aluno cursa o estágio e o relatório (o modelo é diferenciado para cada curso de acordo com a proposta pedagógica em que o aluno descreve as atividades desenvolvidas no campo de estágio) é corrigido e validado pelo seu tutor EAD. A única exceção é para o curso de Serviço Social, cujos encontros com o tutor presencial são obrigatórios, seguindo o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e o Conselho Federal de Serviço Social (CFSS).

Opções a não adequação às disciplinas

Como as matrizes curriculares possuem as mesmas disciplinas e cargas horárias, o aluno poderá migrar no final de cada semestre para os cursos presenciais nos polos que também são unidades de ensino presencial. Se não se adequar ao modelo, também tem a opção de migrar para o modelo A2 EAD semipresencial. São os mesmos cursos, mas com dois dias semanais de encontros presenciais obrigatórios em nossas unidades de ensino presencial, que são polos de apoio presencial para os cursos EAD.

No ato de minha inscrição optei pela mensalidade padrão e gostaria de alterar para bolsa incentivo. O que devo fazer?

Clique no item Minha Inscrição, no menu superior e digite número do seu CPF, a data de nascimento e escolha a prova que gostaria de alterar. Ao acessar a página, clique em Alterar minha inscrição e selecione o curso, o estado e a localidade de inscrição. Depois, selecione o preço e data da prova e clique no botão Alterar inscrição, para fazer a alteração dos dados desejados. Se a opção estiver disponível para o curso de seu interesse, selecione a opção atual de curso e altere para bolsa incentivo.

Quais são os critérios para requerer uma bolsa de estudos?

Além dos convênios com o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (ProUni), você poderá requerer a Bolsa Incentivo. Este benefício deverá ser requerido apenas durante sua inscrição no processo seletivo. Saiba mais sobre o assunto clicando no item Bolsas e Crédito Estudantil, no menu superior.

Realizei minha inscrição e gostaria de alterar alguns dados, como o curso ou localidade. O que devo fazer?

Clique no item Minha Inscrição, no menu superior e digite seu CPF, data de nascimento e escolha a prova que gostaria de alterar. Ao acessar a página, clique em Alterar minha inscrição e selecione o Curso, Estado e localidade de inscrição. Depois, selecione o preço e data da prova e clique no botão Alterar inscrição, para fazer a alteração dos dados desejados.

No ato de minha inscrição escolhi pela mensalidade padrão e gostaria de alterá-la para bolsa incentivo. Como faço essa alteração?

Clique no item Minha Inscrição, no menu superior e digite seu CPF, data de nascimento e escolha a prova que gostaria de alterar. Ao acessar a página, clique em Alterar minha inscrição e selecione o Curso, Estado e localidade de inscrição. Depois, selecione o preço e data da prova e clique no botão Alterar inscrição, para fazer a alteração dos dados desejados. Se a opção estiver disponível para o curso de seu interesse, selecione a opção atual de curso e altere para bolsa incentivo.

Não consigo gerar o boleto, O que devo fazer?

Para que a impressão seja realizada é necessário ter instalado em seu computador o programa Adobe Reader, o link para instalação deste programa está disponibilizado no site.

Como faço para solicitar a 2ª via do boleto de inscrição?

Clique no item Minha inscrição, no menu superior e digite o numero do seu CPF e a data de nascimento. Ao acessar a página, clique em Pagar com Boleto e depois imprima a segunda via do documento.

O meu boleto de inscrição venceu, como devo proceder?

Clique no item Minha inscrição, no menu superior e digite o número do seu CPF e a data de nascimento. Ao acessar a página, clique em Pagar com Boleto e depois imprima a 2ª via do documento.

A inscrição que fiz é válida também para o vestibular de final de ano?

Não, o vestibular tem validade para as matrículas dos cursos oferecidos dentro de um período determinado.

Prestei vestibular e não fui classificado, terei chance de ingressar na instituição escolhida no ato da inscrição?

Sim, você poderá participar do processo seletivo continuado reagendando a sua prova. Para tanto, clique no item Minha Inscrição, no menu superior e digite o número do seu CPF, a data de nascimento e escolha a prova que gostaria de alterar. Ao acessar a página, clique em Alterar minha inscrição e selecione o curso, o estado e a localidade de inscrição. Depois, selecione o preço e data da prova e clique no botão Alterar inscrição para reagendar a sua prova.

Não fui fazer a prova, tenho outra chance de fazê-la?

Sim, você poderá participar do processo seletivo continuado reagendando a sua prova. Para tanto, clique no item Minha Inscrição, no menu superior e digite seu CPF, data de nascimento e escolha a prova que gostaria de alterar. Ao acessar a página, clique em Alterar minha inscrição e selecione o curso, o estado e a localidade de inscrição. Depois, selecione o preço e data da prova e clique no botão Alterar inscrição, para reagendar a sua prova.

Já sou graduado e desejo fazer outro curso de graduação, terei que prestar o vestibular novamente? Tenho outra opção?

Aos portadores de diplomas não há necessidade de prestar o processo seletivo principal ou continuado. Entretanto, a efetivação de matrícula em uma de nossas faculdades e centros universitários está sujeita à disponibilidade de vagas. Desta forma, o candidato poderá solicitar uma avaliação nas disciplinas já estudadas, conforme análise do histórico escolar de conclusão do ensino superior.

O que acontece se o meu curso não formar turma?

Você poderá fazer uma nova opção de curso, ou seja, optar por outro curso que tenha vagas disponíveis na sua localidade ou, até mesmo, em outra faculdade ou centro universitário das instituições participantes do Vestibulares. Você também poderá solicitar a restituição da taxa de inscrição do processo seletivo (valor pago) ou decidir aguardar o início das aulas, para verificar se haverá o número mínimo de alunos para formação de turma no curso de interesse.

Prestei vestibular e não fui classificado, terei chance de ingressar na instituição escolhida no ato da inscrição?

Sim, você poderá participar do processo seletivo continuado reagendando a sua prova. Para tanto, clique no item Minha Inscrição, no menu superior e digite seu CPF, data de nascimento e escolha a prova que gostaria de alterar. Ao acessar a página, clique em Alterar minha inscrição e selecione o Curso, Estado e localidade de inscrição. Depois, selecione o preço e data da prova e clique no botão Alterar inscrição, para reagendar a sua prova.

O que acontece se o meu curso não formar turma?

Você poderá fazer uma nova opção de curso, ou seja, optar por outro curso que tenha vagas disponíveis na sua localidade ou, até mesmo, em outra faculdade ou centro universitário das instituições participantes doVestibulares. Você também poderá solicitar a restituição da taxa de inscrição do processo seletivo (valor pago) ou decidir aguardar o início das aulas, para verificar se haverá o número mínimo de alunos para formação de turma no curso de interesse.

Por que houve o vestibular para o curso que escolhi se não posso me matricular nele?

O vestibular marcado não pode ser cancelado, porém o número de matriculados é a condição necessária para formação de turmas, conforme descrito no edital do processo seletivo. Se você não quiser fazer a reopção poderá requerer a devolução da taxa paga no ato da inscrição.

Meu pai ou minha mãe irão fazer a minha matrícula, eles precisam de procuração?

A matrícula poderá ser efetivada por terceiros, desde que apresente procuração adequada nos termos fixados pela instituição, conforme descrito no edital do processo seletivo.

Me inscrevi em uma localidade e, se eu for aprovado, posso reoptar por outra?

Sim, desde que haja vaga para o curso pretendido na outra localidade de interesse.

Posso fazer um curso de tecnologia durante um ano e meio e depois mudar, por exemplo, para administração?

Sim, você poderá solicitar transferência e, havendo vaga, será feito um plano de adaptação curricular para o prosseguimento de seus estudos.