Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1º acesso
Atendimento

Atendimento Online

  • Segunda a sexta-feira:
  • das 8h às 22h
  • Sábados:
  • das 9h40 às 16h

  1. Como funciona o modelo A2?
    São encontros presenciais obrigatórios 2 vezes por semana. Cada encontro conta com: transmissão das aulas e realização de atividades presenciais com apoio do tutor presencial e do coordenador acadêmico do polo. A duração das disciplinas é bimestral. Assim, são oferecidas em blocos.
  2. O que é um polo de apoio presencial?
    Polo de apoio presencial é a unidade operacional para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos de graduação a distância. Nessas unidades são realizadas atividades presenciais obrigatórias como avaliações dos alunos, aulas práticas em laboratório específico, quando for o caso, supervisão de estágio (quando previsto em legislação pertinente, como o caso do curso de Serviço Social), além de orientação aos alunos pelos tutores presenciais na realização de atividades de estudo individual ou em grupo. No polo, o aluno tem acesso aos laboratórios de informática e à biblioteca.
  3. O que é um tutor presencial?
    É um profissional graduado no curso em que atua. No modelo A2, ele tem a função de acompanhar todos os momentos presenciais. Durante as transmissões, é o mediador das dúvidas dos alunos utilizando o chat. Durante as atividades, orienta e organiza os grupos.
  4. O que é um tutor EAD?
    É um profissional graduado no curso ou área em que atua, e tem a função de acompanhar e incentivar o processo de aprendizagem dos estudantes, tirando suas dúvidas.
  5. Quem é o coordenador acadêmico?
    É o gestor do polo. Atua no atendimento aos alunos no polo, acompanha a atuação dos tutores presenciais e supervisiona a infraestrutura do polo.
  6. Quem é o coordenador de curso?
    É um profissional formado no curso em que atua e que coordena os trabalhos dos professores EAD, supervisionando o cumprimento das atribuições dos docentes do curso.
  7. O que é um professor EAD?
    Os professores EAD são responsáveis pela produção dos materiais didáticos e por ministrar as aulas.
  8. O que é o AVA?
    Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos acessam os materiais de apoio referentes ao seu curso: slides, roteiros de atividades, caderno de atividades, ATPS (as Atividades Práticas Supervisionadas são atividades propostas em forma de desafio e, para respondê-lo, os alunos precisam cumprir etapas individualmente ou em grupo), cronogramas, PEA (no Plano de Ensino e Aprendizado de cada disciplina consta a ementa, os objetivos, as metodologias, bibliografia e formas de avaliação do aluno). As aulas são disponibilizadas no AVA 48 horas após as transmissões e as questões são enviadas para o tutor EAD e respondidas em até 48 horas.
  9. Como funcionam as avaliações?
    O aluno é avaliado por discplina, da seguinte forma: uma atividade avaliativa - desafio da ATPS em grupo com valor de 4,0 pontos (1 ponto de participação dado pelo tutor presencial e 3 pontos do trabalho final corrigido pelo tutor EAD) e uma prova presencial (6,0 pontos). Média de aprovação: 7,0 pontos. 75% de presença obrigatória para aprovação.
  10. Ferramentas disponíveis
    Caderno de Atividades: disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em formato digital e/ou pdf, permitindo a impressão, o Caderno de Atividades tem o objetivo de auxiliar o aluno na aprendizagem, estimulando o autoestudo. Seu conteúdo está dividido em 6 partes: 1. Leitura obrigatória: resumo dos principais tópicos abordados em cada tema da disciplina de acordo com o conteúdo do livro-texto. 2. Agora é a sua vez: exercícios que promovem a fixação de conteúdo e autoaprendizagem. O aluno deve resolvê-los após assistir às aulas e ler o capítulo do livro-texto. Após responder, o aluno pode verificar a resposta correta no "Verifique seu desempenho". 3. Links importantes para complemento de informações sobre o assunto abordado. 4. Vídeos importantes que também complementam o conteúdo estudado. 5. Finalizando: síntese do assunto que foi abordado e o que o aluno desenvolveu ao aprender o conteúdo. 6. Bibliografia: referências utilizadas para a construção do Caderno de Atividades.
  11. O que são as ATPS?
    As Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) são atividades organizadas na forma de desafios com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades previstas no perfil do profissional egresso de cada curso. Elas são divididas em etapas que são cumpridas individualmente ou em grupo, orientadas pelo professor EAD e pelo tutor presencial nos encontros presenciais, e pelo tutor EAD.
  12. Dicas acadêmicas
    Vídeos de 15 minutos transmitidos para os alunos durante os encontros presenciais e disponibilizados também no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com o objetivo de aprimorar ainda mais a aprendizagem ou auxiliar o aluno em questões do seu dia a dia. São temas como dicas para autoestudo, importância do ENADE, como criar grupos de estudo virtuais, etc.
  13. Roteiro de Atividades
    Trazem dicas para aprimorar a aprendizagem do aluno, como indicação de leituras, realização de exercícios do caderno, pesquisa de campo, etc.
  14. Prova comentada
    As questões das provas oficiais são discutidas pelos professores EAD nas transmissões durante os encontros ou em gravação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
  15. O que é PLT?
    O Programa do Livro-Texto é um programa institucional que oferece ao aluno livros de alta qualidade e títulos reconhecidos no cenário acadêmico nacional e internacional a preços extremamente reduzidos em relação aos do mercado livreiro convencional. Ele é norteador das aulas ministradas pelos professores EAD, dos Cadernos de Atividades e roteiro de estudos.
  16. O que são Atividades Complementares?
    As Atividades Complementares têm como objetivo ampliar a formação e a vivência acadêmica dos alunos, favorecendo práticas de autoaprendizagem e autoestudo. Elas privilegiam sua progressiva autonomia profissional e intelectual, conhecimentos teórico-práticos por meio de atividades de pesquisa e extensão, e conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, bem como experiências profissionalizantes julgadas relevantes para a área de formação. As Atividades Complementares (AC) atendem ao Parecer n° 776/97 da CES, que trata das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação, aprovado em 03/12/97. As Atividades Complementares devem ser cumpridas pelo aluno regularmente matriculado e são de natureza científica, social, cultural, acadêmica e profissional. A carga horária total das AC está definida nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, aos quais se aplica, e deve ser cumprida no período de integralização. Os alunos têm acesso a uma tabela que orienta quais atividades podem ser cumpridas e qual é a carga horária que pode ser convalidada. As atividades são convalidadas pelo coordenador acadêmico no polo mediante os certificados e comprovantes.
  17. Como funcionam os estágios?
    O Estágio Supervisionado tem como objetivo proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o seu aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana. Precisa ser realizado conforme a determinação das Diretrizes Curriculares de cada curso. O estágio pode ser obrigatório ou não. Entende-se como estágio obrigatório aquele que consta na matriz curricular, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. Por outro lado, o estágio não obrigatório se refere a uma atividade opcional e além da carga horária regular e obrigatória. Os cursos que possuem estágio obrigatório são: Pedagogia, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Enfermagem. A carga horária está prevista na matriz curricular.
  18. Qual o perfil do aluno para essa modalidade?
    Esse modelo atende aos alunos que têm restrição de horários e dias de estudo. Ele deverá comparecer ao polo de apoio presencial apenas 2 vezes na semana. Porém, além disso, o aluno também precisará organizar sua agenda semanal de forma que mantenha os horários de autoestudo, revendo as aulas gravadas que estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e tirando suas dúvidas com o tutor EAD. A vantagem é que ele poderá fazer isso no horário que puder ou preferir.
  19. Opções a não adequação às disciplinas
    Como as matrizes curriculares possuem as mesmas disciplinas e cargas horárias, o aluno poderá migrar no final de cada semestre para os cursos presenciais nos polos que também são unidades de ensino presencial. Também tem a opção de mudar para o modelo web, caso não possa estar nos encontros presenciais.
  20. Como funciona a 2ª Graduação EAD para portadores de diploma?
    Conceito: Graduação no Curso de Ciências Contábeis oferecida para Administradores de Empresas. Objetivo: - Oferecer o curso de Ciências Contábeis para Administradores de Empresas com tempo de integralização de 1 ano. Público-alvo: - Ex-alunos das unidades orgânicas da Anhanguera que cursaram as matrizes de 2008 ou 2009 na modalidade presencial. Características: - As disciplinas são oferecidas inteiramente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Este modelo possui apenas 3 encontros obrigatórios: um encontro de acolhimento no início das aulas e outros dois no final de cada bimestre para realização das provas. A duração das disciplinas é bimestral. Assim, são oferecidas em blocos. Aulas: - Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos acessam as aulas gravadas e os materiais de apoio referentes ao seu curso: slides, roteiros de atividades, Caderno de Atividades, cronogramas, PEA. As aulas gravadas são disponibilizadas semanalmente e o aluno conta com o tutor EAD para tirar todas as suas dúvidas. Na tutoria offline, o tutor EAD responde às dúvidas em até 24 horas. - O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório pelas Diretrizes Curriculares. O aluno deverá realizá-lo de acordo com a carga horária prevista na matriz curricular. Os relatórios de estágio são postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e corrigidos pelos tutores EAD. Avaliação: - O aluno é avaliado por meio do Desafio Profissional, que engloba o conteúdo de todas as disciplinas oferecidas a cada bimestre, com o valor de 4,0 pontos. A nota final é replicada para cada disciplina, e uma prova presencial por disciplina é aplicada, no valor de 6,0 pontos. A média de aprovação é 7,0 pontos. Perfil do aluno: a carga horária do curso é grande. Assim, é fundamental que o aluno organize sua agenda diária de forma que mantenha os horários para assistir às aulas e para seus momentos de autoestudo, e converse constantemente com o seu tutor .